Celebridades aderem a novo creme anti-idade, mas acção não é comprovada
Super H Serum é usado por celebridades como Jennifer Lopez, segundo o fabricante
A busca eterna pela juventude é uma das principais questões contemporâneas. E a última novidade no movimentado mercado da beleza é um produto à base de hormónio de crescimento humano. Baptizado de Super H Serum, foi lançado nos Estados Unidos, onde está à venda em lojas renomadas como a Barney's. O produto chega à Europa em Setembro.
O lançamento vem apoiado pelo endosso de celebridades. Segundo a empresa fabricante, a 3Lab, o produto é usado por personalidades como Leonardo DiCaprio e Jennifer Lopez. Em Março de 2008, uma versão do creme foi dada de presente a actores e actrizes presentes na cerimónia dos Oscares.
O site da empresa tem fotos de celebridades como Dame Helen Mirren, Forrest Whitaker, AnnaLynne McCord, Charlie Sheen e William Baldwin segurando o produto num evento da empresa.
Mas o principal ingrediente da sua fórmula, o hormónio do crescimento humano (HGH), não tem eficácia comprovada no rejuvenescimento da pele. As informações são do médico dermatologista Carlos Roberto Antônio, coordenador do departamento científico da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "Realizamos recentemente um congresso e a substância não foi citada em nenhum estudo", disse.
O hormónio do crescimento é usado em tratamentos controversos para rejuvenescimento. A sua aplicação conhecida é no tratamento de anomalias do crescimento. O creme promete reduzir as rugas, aumentar a tonicidade da pele, prolongar a vida de células saudáveis, e contém, além de HGH sintético, extrato de uma maçã rara e uma substância que reverte os efeitos nocivos dos raios UV, batizada de EUK-134, que custa US$ 20 mil o quilo.
Segundo o especialista brasileiro, as únicas substâncias que têm acção comprovada contra rugas é o ácido retinoico e alguns produtos à base de café. O ácido retinoico tem efeito sobre a melhoria do aspecto da pele em concentrações muito baixas, a partir de 0,01%. "Além desses, é comprovado o uso de protector para prevenção de rugas." O Super H Serum é vendido por US$ 300.
Fonte: Terra